EQUIPE
ALESSANDRO BASILE
SÓCIO-DIRETOR
Empresário, publicitário, com pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM e Consultoria Gerencial pela FGV.
Com mais de 26 anos de experiência em marketing, atuou como executivo de marketing em importantes grupos privados nacionais.
Atua desde 1999 na área de Marketing para Pequenas e Médias Empresas, atendendo mais de 300 empresas dos setores Moveleiros, Automobilísticos, Comércio, Farmacêutico, Engenharia, Tecnologia, Químico, Metalurgia, Saúde, Alimentos, entre outras.
Palestrante em diversas entidades voltadas a empreendedorismo, professor do MBA da ESALQ/USP e apresentador do programa Tudo sobre Marketing do Portal Administradores.com
Autor de vários artigos voltados a Pequenas e Médias empresas, que foram publicados em dezenas de veículos de mídia impressa e eletrônica, tais como: Exame PME, PEGN, Revista Venda Mais, Mundo do Marketing, Revista Empresário e Empreendedor, ABEMD, Sebrae, entre outros.
ISAAC SZTUTMAN
Cientista social com pós-graduação em Macroeconomia pela Unicamp.
Especialista em estratégias empresariais, organização e implementação de planos de negócios.
Longa experiência acumulada, primeiro como Diretor de Marketing, depois como CEO da Levi Strauss do Brasil, onde atuou por mais de 20 anos.
Consultor de empresas, com vários anos de experiência em planejamento e implementação de planos estratégicos e de marketing, em áreas de consumo e de B2B. Especialistas em implementação de equipes integradas multidisciplinares de trabalho.
EQUIPE
ALESSANDRO BASILE
SÓCIO-DIRETOR
Empresário, publicitário, com pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM e Consultoria Gerencial pela FGV.
Com mais de 20 anos de experiência em marketing, atuou como executivo de marketing em importantes grupos privados nacionais.
Atua desde 1999 na área de Marketing para Pequenas e Médias Empresas, atendendo mais de 200 empresas dos setores Moveleiros, Automobilísticos, Comércio, Farmacêutico, Engenharia, Tecnologia, Químico, Metalurgia, Saúde, Alimentos, entre outras.
Palestrante em diversas entidades voltadas a empreendedorismo e colaborador do programa AtitudeBR.
Autor de vários artigos voltados a Pequenas e Médias empresas, que foram publicados em dezenas de veículos de mídia impressa e eletrônica, tais como: Exame, PMW, PEGN, Revista Venda Mais, Mundo do Marketing, Revista Empresário e Empreendedor, ABEMD, Sebrae, entre outros.
ISAAC SZTUTMAN
SÓCIO-DIRETOR
Cientista social com pós-graduação em Macroeconomia pela Unicamp.
Especialista em estratégias empresariais, organização e implementação de planos de negócios.
Longa experiência acumulada, primeiro como Diretor de Marketing, depois como CEO da Levi Strauss do Brasil, onde atuou por mais de 20 anos.
Consultor de empresas, com vários anos de experiência em planejamento e implementação de planos estratégicos e de marketing, em áreas de consumo e de B2B. Especialistas em implementação de equipes integradas multidisciplinares de trabalho.
MARCELO MIRA
DIRETOR DE ATENDIMENTO
Empresário, marido, pai, disléxico e bacharel em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda pela Universidade Paulista com especializações em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em Action Marketing pela Wunderman Cato Johnson – New York.
São mais de 20 anos de experiência profissional em instituições financeiras/seguradoras (bancos nacionais e internacionais) como executivo nas áreas de planejamento, atendimento, produto, marketing, distribuição direta e treinamento, com forte atuação em planejamentos estratégicos, campanhas de marketing e comunicação onde foi agraciado pelo prêmio “Top de Marketing 2002 – ADVB Paraná” pelo “Plano de Revitalização da Família TC Cash” no Banco HSBC.
Forte experiência na criação, implementação e gestão de novos produtos, serviços e processos operacionais onde recebeu “Honra ao Mérito” em 2004 concedido pelo Banco Santander pela elaboração, implementação e lançamento com excelência de novos produtos securitários.
Vice Presidente de Operações e Sócio (empresário) em empresas (pequenas e médias) de comunicação, incentivo, relacionamento e fidelização com a responsabilidade de elaborar, implementar e gerenciar um ‘Business Plan” de reestruturação para todos os departamentos das empresas frente a crise de 2008, onde foi o fundador de uma das duas empresas pioneiras no incentivo, relacionamento e fidelização dirigida para as classes sociais C, D e E, utilizando as recargas de celulares pré-pagos como produto/serviço de premiação – Minucom Mobile Marketing. A criadora do conceito “Milhagem da Classe C” em 2010 na Revista Exame * Ideias * Líderes * Produtos * 2010;
REDE DE ASSOCIADOS
Jornalista, professor de comunicação empresarial e cultura organizacional no Senac, USP e Metodista. É Diretor da Future Press, e-Press e LinkEDU. Especialista em estratégia para comunicação nas redes sociais com criação de posts, vídeos jornalísticos, Google Adwords, análise de resultados. Criou os canais de vídeos de empresas como Escola Panamericana, Sigvaris, Elancers, Tegon, MR Consultoria, Talent Group, Towers Watson, Vagas Online e Click Gestão, entre outras. Criador do site LinkEDU, de palestras virtuais.
Sócio-diretor do IPPM – Instituto Paulista de Pesquisas de Mercado
De 1999 a 2000, foi Secretário Nacional de Planejamento e Informações da SECOM – Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Ex-Presidente da Fundação Pedroso Horta (PMDB) em São Paulo, integrou as campanhas eleitorais de José Serra, Geraldo Alkmin e Aécio Neves, tendo participado das duas campanhas de Mário Covas ao Governo do Estado e de inúmeras campanhas proporcionais. De 1986 a 1993, foi professor do Curso de “Marketing Político Eleitoral” na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1993 e 1994, foi professor convidado na Escola de Governo da Fundação Escola de Sociologia e Política. Em 1994 e 1998, deu aula inaugural e foi professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1998 e 1999, foi professor convidado do Curso de Pós-graduação da Faculdade de Economia e Administração de Videira.
Sócio-diretor da CTI – Corporate Transitions International
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, no Brasil, com cursos de especialização em áreas de Tecnologia da Informação, Finanças e Negócios nos Estados Unidos. Atua desde 1986 como consultor de sistemas financeiros estratégicos, planejamento estratégico de sistemas e desenvolvimento organizacional. É o responsável pelo gerenciamento das operações da CTI na América Latina, foi eleito em 1996 para representar o Brasil na SLADE (Sociedade Latino-americana de Estratégia) e atua ativamente na CEF – CREATIVE EDUCATION FOUNDATION, da Buffalo State University.
Sócio-diretor da Singular Arquitetura de Mídia.
Sociólogo dedicado a desenvolver e implantar projetos de planejamento, compra e venda de mídia desde a década de 70, após ter trabalhado em agências – Salles, Ziegelmeyer & Pimentel e Lintas – foi diretor comercial da Rádio Eldorado, da Editora Globo e da TV Gazeta, além de Superintendente do Sistema Rádio Jornal do Brasil. Nesta trajetória, ajudou a construir alguns dos maiores sucessos comerciais do mercado brasileiro de comunicação, entre eles a Nova Eldorado AM, as revistas Crescer e Marie Claire e a política de preço justo da Editora Globo. Além de ter apresentado inúmeros trabalhos técnicos em congressos e seminários, entre 1977 e 1985, representou o Brasil em eventos internacionais de mídia e encontros comerciais de veículos em Boston, Chicago, Londres, Milão e Paris. Desde 1996 dirige a Singular – Arquitetura de Midia, a qual, entre outras ações, criou o Prêmio de Midia Estadão, o Mídia Fatos da Tv por Assinatura e dirige o Núcleo de Mercado da ANJ – Associação Nacional de Jornais.
Sócia-diretora da SH Eventos
Desde 1984 a SH Eventos planeja e organiza eventos empresariais tais como simpósios, convenções, lançamentos de produtos e festas, assumindo integralmente o planejamento e a execução das atividades. Sediada em São Paulo, atende empresas em todo o Brasil e no Exterior e já trabalhou para Apple Computer Brasil, ANJ – Associação Nacional de Jornais, O Estado de S. Paulo, UOL, Telesp Celular entre outros.
Publicitário, Psicólogo e Jornalista, com quatro livros editados na área de Comportamento e um na área da Economia Digital, atua desde 1983 em planejamento estratégico corporativo, de marketing e de comunicação empresarial, além de projetos especiais para negócios em ambiente digital. Já atendeu Agnelo Pacheco, Atacado Martins, Banco Bamerindus/HSBC, Brasmotor, Brastemp, Cosesp – Companhia Seguradora do Estado de São Paulo, CNI – Confederação Nacional da Indústria, Gafisa, Inpacel, Marisol, Método Engenharia, O Estado de S. Paulo, São Paulo Alpargatas, Socôco, SCI/Equifax, Unibanco e Y. Takaoka. Foi CEO da companhia digital Luzcom Interactive e é acionista fundador e ex-diretor de Marketing da Mundomedia, companhia de representação publicitária na rede Internet.
Sócia-diretora da Litera Comunicação
Jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com pós-graduação (Mestrado) pela Escola de Comunicações e Artes da USP e especialização em jornalismo impresso, também cursou Direito pela USP. Atua em Comunicação Empresarial desde 1991, atendendo clientes nas áreas de Administração, Comunicação, Cultura, Educação, Franquia, Indústria da Construção Civil, Saúde, Telecomunicações e Terceiro Setor.
Sócia-diretora da Oficina Paula Marques da Costa
Dedicada a estudos ad hoc qualitativos, quantitativos e em desk research, auxilia companhias e corporações em suas necessidades de compreensão das atitudes e motivações do consumidor e de sua relação com marcas e produtos, por meio de projetos de estudos qualitativos, estudos de imagem e check-up de marcas, testes de conceito ou de comunicação, estudos de segmentação e estudos do universo de valores, atitudes e comportamento dos consumidores. Já atendeu AOL, Bradesco, British American Tobacco, Calçados Sândalo, Cia. Suzano de Papéis, Coca-Cola, Duda Mendonça Marketing Político, DM9DDB, Lacoste, Neogama, Ogilvy, Parmalat, Penalty, Procter & Gamble, Rede Globo, Sky, Souza Cruz, TAM e Z+.
Vice-presidente executivo da ABA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANUNCIANTES, há 16 anos. Fundador e editor da revista ABOUT. Fundador e presidente de quatro premiações do setor publicitário promocional (Voto Popular; Prêmio Cliente; Festival Brasileiro da Promoção, Embalagem e Design; e Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida). Palestrante em eventos de marketing e comunicação no Brasil e exterior, com vários seminários próprios. Consultor nas áreas de branding, comunicação mercadológica e planejamento estratégico de comunicação; consultor de agências para fusões, associações e contratações, bem como para esforços de conquista de contas; e de anunciantes, em processos de seleção de agências.
É autor de “Propaganda de A a Z”, lançado em 1995, já em sua 18a edição e foi o livro sobre propaganda mais vendido no País desde o lançamento. Em 2002, lançou pela Campus seu segundo livro: “Marcas de A a Z”.
Arquiteto formado pela FAU-USP, fundou em 1979 a Oz Design, da qual é head designer à frente de 33 colaboradores. Atua em projetos de Branding, Identidade de Marcas, Design de Marcas, Design de Embalagens, Design Editorial, Design Promocional e Design de Produto e já participou de eventos internacionais destas especialidades em Buenos Aires, Frankfurt, Nova York, Paris, Johannesburg e Sidney. É membro do Conselho de Ética da Associação dos Designers Gráficos, membro do Conselho Consultivo da Fundação ABRINQ, Conselheiro para a Área de Artes Plásticas do CNIC — Conselho Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e integra o Conselho de Notáveis da Panamericana Escola de Artes.
Sócio-diretor da Ronald Z. Carvalho & Associados.
Administrador de Empresas pela FGV-SP, com especializações nos EUA e Europa. É consultor em Marketing e Planejamento Estratégico há 22 anos e já atendeu a mais de 200 projetos em empresas como Alcan, Banco Itaú, BankBoston, Chase Manhattan, Cica, Citibank, OESP, Nutrimental e Perdigão. Foi professor da FGV-SP, ESPM, Anhembi-Morumbi e Instituto Mauá e executivo de marketing em empresas como Johnson & Johnson (Gerente de mercado), Heublein (Vice-presidente) e Ogilvy & Mather (Presidente). É membro da coordenação nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, presidente da Associação Capixaba de Marketing, membro do Conselho de Administração do Yázigi Internexus e professor de Marketing na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Cândido Mendes, ambas em Vitória.
Sócia-diretora da Vera Aldrighi Clínica de Comunicação e Marketing, desde 1992.
Socióloga, formada e pós-graduada na USP e com especialização em Administração de Marketing (Chicago University). Foi professora de Metodologia da Pesquisa Social na Fundação Getúlio Vargas. Iniciou-se em pesquisa do consumidor na Lintas em 1972, no departamento dirigido por Eugênia Paesani. Foi vice-presidente e diretora de planejamento estratégico da McCan Erickson e da MPM. Realizou e divulgou estudos especiais, publicou livros e artigos, ganhou 4 vezes o prêmio Caboré da revista M&M.
Desenvolve estudos que orientam a busca e a avaliação de idéias para o posicionamento de produtos e construção de marcas, aplicando um amplo repertório de técnicas quantitativas e qualitativas.
Veronique Forat, sócia-diretora de criação, foi redatora e diretora de criação associada da Young & Rubicam durante 11 anos, em São Paulo e Madrí, Espanha, e diretora de criação e gerente geral da Ogilvy One, agência de marketing direto do grupo Ogilvy & Mather.
Wilma Pompeu, sócia-diretora de atendimento, trabalhou na área de atendimento de diversas agências de propaganda, entre elas a Young & Rubicam, e em empresas como a Johnson & Johnson e o Grupo Pão de Açúcar, onde foi responsável pela implantação do departamento de marketing e por todas as ações de comunicação da área de varejo.
A Bottom Line oferece serviços de planejamento, criação e implantação de campanhas de marketing direto e marketing de relacionamento, além de assessoria na seleção e contratação de produtos e serviços relacionados à área, tais como telemarketing ou listas, para clientes como o Grupo Pão de Açúcar, o Banco do Brasil, a Dell Computadores, a Ambev e a Sun Microsystems, entre outros.
Presidente da CTI – Corporate Transitions International, companhia dedicada a projetos de gerenciamento de mudanças e transformação organizacional.
Graduado em Psicologia, é Ph.D. em Administração de Empresas. Trabalha como consultor desde 1969, sendo o criador do processo de Arquitetura Organizacional, um processo inovador de transformação organizacional. Trabalhou como consultor para a Shell Oil, Bank of America, Petroleos de Venezuela e Coca-Cola, entre outras companhias. Seu trabalho internacional permitiu um contato com uma grande variedade de países e culturas, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Holanda, Itália, México, Venezuela e Estados Unidos. Foi vice-presidente da YPO – Young Presidents’ Organization, organização da qual foi membro desde os 28 anos. Suas publicações incluem “Usando os estágios do ego de Loevinger’s como base para um modelo de intervenção organizacional”. É autor do livro “TSUNAMI – Construindo organizações capazes de prosperar em maremotos”.
Fundador e Presidente da Articultura Comunicação.
Reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas em patrocínio empresarial da América Latina. Planejou e implementou diretrizes, programas e ações para empresas como Accor, Citibank, Credicard, D.Paschoal, Estadão, Faber-Castell, Forum, Golden Cross, Itaú Seguros, Natura, Paviflex, Philips, Ripasa, Santander, Siciliano, Sul América, Visanet. Orientou o marketing, a comunicação e o patrocínio da Mostra do Redescobrimento Brasil +500, o maior evento cultural já realizado no país. Planejou e implementou a reformulação da política de patrocínios cultural, social, ambiental e esportivo da Petrobras, a maior patrocinadora brasileira. Foi membro fundador e vice-presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional. Ministrou programas de desenvolvimento profissional sobre patrocínio empresarial para mais de 40 instituições, no Brasil e no exterior, como FGV, USP, ESPM, PUC, ADVB, Sebrae, CCBB, CEF, M&M, UNESCO, as Redes Colômbia, Brasil e Latino-Americana de Promotores Culturais e diversas secretarias de cultura do país.
REDE DE ASSOCIADOS
Jornalista, professor de comunicação empresarial e cultura organizacional no Senac, USP e Metodista. É Diretor da Future Press, e-Press e LinkEDU. Especialista em estratégia para comunicação nas redes sociais com criação de posts, vídeos jornalísticos, Google Adwords, análise de resultados. Criou os canais de vídeos de empresas como Escola Panamericana, Sigvaris, Elancers, Tegon, MR Consultoria, Talent Group, Towers Watson, Vagas Online e Click Gestão, entre outras. Criador do site LinkEDU, de palestras virtuais.
Sócio-diretor do IPPM – Instituto Paulista de Pesquisas de Mercado
De 1999 a 2000, foi Secretário Nacional de Planejamento e Informações da SECOM – Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Ex-Presidente da Fundação Pedroso Horta (PMDB) em São Paulo, integrou as campanhas eleitorais de José Serra, Geraldo Alkmin e Aécio Neves, tendo participado das duas campanhas de Mário Covas ao Governo do Estado e de inúmeras campanhas proporcionais. De 1986 a 1993, foi professor do Curso de “Marketing Político Eleitoral” na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1993 e 1994, foi professor convidado na Escola de Governo da Fundação Escola de Sociologia e Política. Em 1994 e 1998, deu aula inaugural e foi professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1998 e 1999, foi professor convidado do Curso de Pós-graduação da Faculdade de Economia e Administração de Videira.
Sócio-diretor da CTI – Corporate Transitions International
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, no Brasil, com cursos de especialização em áreas de Tecnologia da Informação, Finanças e Negócios nos Estados Unidos. Atua desde 1986 como consultor de sistemas financeiros estratégicos, planejamento estratégico de sistemas e desenvolvimento organizacional. É o responsável pelo gerenciamento das operações da CTI na América Latina, foi eleito em 1996 para representar o Brasil na SLADE (Sociedade Latino-americana de Estratégia) e atua ativamente na CEF – CREATIVE EDUCATION FOUNDATION, da Buffalo State University.
Sócio-diretor da Singular Arquitetura de Mídia.
Sociólogo dedicado a desenvolver e implantar projetos de planejamento, compra e venda de mídia desde a década de 70, após ter trabalhado em agências – Salles, Ziegelmeyer & Pimentel e Lintas – foi diretor comercial da Rádio Eldorado, da Editora Globo e da TV Gazeta, além de Superintendente do Sistema Rádio Jornal do Brasil. Nesta trajetória, ajudou a construir alguns dos maiores sucessos comerciais do mercado brasileiro de comunicação, entre eles a Nova Eldorado AM, as revistas Crescer e Marie Claire e a política de preço justo da Editora Globo. Além de ter apresentado inúmeros trabalhos técnicos em congressos e seminários, entre 1977 e 1985, representou o Brasil em eventos internacionais de mídia e encontros comerciais de veículos em Boston, Chicago, Londres, Milão e Paris. Desde 1996 dirige a Singular – Arquitetura de Midia, a qual, entre outras ações, criou o Prêmio de Midia Estadão, o Mídia Fatos da Tv por Assinatura e dirige o Núcleo de Mercado da ANJ – Associação Nacional de Jornais.
Sócia-diretora da SH Eventos
Desde 1984 a SH Eventos planeja e organiza eventos empresariais tais como simpósios, convenções, lançamentos de produtos e festas, assumindo integralmente o planejamento e a execução das atividades. Sediada em São Paulo, atende empresas em todo o Brasil e no Exterior e já trabalhou para Apple Computer Brasil, ANJ – Associação Nacional de Jornais, O Estado de S. Paulo, UOL, Telesp Celular entre outros.
Publicitário, Psicólogo e Jornalista, com quatro livros editados na área de Comportamento e um na área da Economia Digital, atua desde 1983 em planejamento estratégico corporativo, de marketing e de comunicação empresarial, além de projetos especiais para negócios em ambiente digital. Já atendeu Agnelo Pacheco, Atacado Martins, Banco Bamerindus/HSBC, Brasmotor, Brastemp, Cosesp – Companhia Seguradora do Estado de São Paulo, CNI – Confederação Nacional da Indústria, Gafisa, Inpacel, Marisol, Método Engenharia, O Estado de S. Paulo, São Paulo Alpargatas, Socôco, SCI/Equifax, Unibanco e Y. Takaoka. Foi CEO da companhia digital Luzcom Interactive e é acionista fundador e ex-diretor de Marketing da Mundomedia, companhia de representação publicitária na rede Internet.
Sócia-diretora da Litera Comunicação
Jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com pós-graduação (Mestrado) pela Escola de Comunicações e Artes da USP e especialização em jornalismo impresso, também cursou Direito pela USP. Atua em Comunicação Empresarial desde 1991, atendendo clientes nas áreas de Administração, Comunicação, Cultura, Educação, Franquia, Indústria da Construção Civil, Saúde, Telecomunicações e Terceiro Setor.
Sócia-diretora da Oficina Paula Marques da Costa
Dedicada a estudos ad hoc qualitativos, quantitativos e em desk research, auxilia companhias e corporações em suas necessidades de compreensão das atitudes e motivações do consumidor e de sua relação com marcas e produtos, por meio de projetos de estudos qualitativos, estudos de imagem e check-up de marcas, testes de conceito ou de comunicação, estudos de segmentação e estudos do universo de valores, atitudes e comportamento dos consumidores. Já atendeu AOL, Bradesco, British American Tobacco, Calçados Sândalo, Cia. Suzano de Papéis, Coca-Cola, Duda Mendonça Marketing Político, DM9DDB, Lacoste, Neogama, Ogilvy, Parmalat, Penalty, Procter & Gamble, Rede Globo, Sky, Souza Cruz, TAM e Z+.
Vice-presidente executivo da ABA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANUNCIANTES, há 16 anos. Fundador e editor da revista ABOUT. Fundador e presidente de quatro premiações do setor publicitário promocional (Voto Popular; Prêmio Cliente; Festival Brasileiro da Promoção, Embalagem e Design; e Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida). Palestrante em eventos de marketing e comunicação no Brasil e exterior, com vários seminários próprios. Consultor nas áreas de branding, comunicação mercadológica e planejamento estratégico de comunicação; consultor de agências para fusões, associações e contratações, bem como para esforços de conquista de contas; e de anunciantes, em processos de seleção de agências.
É autor de “Propaganda de A a Z”, lançado em 1995, já em sua 18a edição e foi o livro sobre propaganda mais vendido no País desde o lançamento. Em 2002, lançou pela Campus seu segundo livro: “Marcas de A a Z”.
Arquiteto formado pela FAU-USP, fundou em 1979 a Oz Design, da qual é head designer à frente de 33 colaboradores. Atua em projetos de Branding, Identidade de Marcas, Design de Marcas, Design de Embalagens, Design Editorial, Design Promocional e Design de Produto e já participou de eventos internacionais destas especialidades em Buenos Aires, Frankfurt, Nova York, Paris, Johannesburg e Sidney. É membro do Conselho de Ética da Associação dos Designers Gráficos, membro do Conselho Consultivo da Fundação ABRINQ, Conselheiro para a Área de Artes Plásticas do CNIC — Conselho Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e integra o Conselho de Notáveis da Panamericana Escola de Artes.
Sócio-diretor da Ronald Z. Carvalho & Associados.
Administrador de Empresas pela FGV-SP, com especializações nos EUA e Europa. É consultor em Marketing e Planejamento Estratégico há 22 anos e já atendeu a mais de 200 projetos em empresas como Alcan, Banco Itaú, BankBoston, Chase Manhattan, Cica, Citibank, OESP, Nutrimental e Perdigão. Foi professor da FGV-SP, ESPM, Anhembi-Morumbi e Instituto Mauá e executivo de marketing em empresas como Johnson & Johnson (Gerente de mercado), Heublein (Vice-presidente) e Ogilvy & Mather (Presidente). É membro da coordenação nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, presidente da Associação Capixaba de Marketing, membro do Conselho de Administração do Yázigi Internexus e professor de Marketing na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Cândido Mendes, ambas em Vitória.
Sócia-diretora da Vera Aldrighi Clínica de Comunicação e Marketing, desde 1992.
Socióloga, formada e pós-graduada na USP e com especialização em Administração de Marketing (Chicago University). Foi professora de Metodologia da Pesquisa Social na Fundação Getúlio Vargas. Iniciou-se em pesquisa do consumidor na Lintas em 1972, no departamento dirigido por Eugênia Paesani. Foi vice-presidente e diretora de planejamento estratégico da McCan Erickson e da MPM. Realizou e divulgou estudos especiais, publicou livros e artigos, ganhou 4 vezes o prêmio Caboré da revista M&M.
Desenvolve estudos que orientam a busca e a avaliação de idéias para o posicionamento de produtos e construção de marcas, aplicando um amplo repertório de técnicas quantitativas e qualitativas.
Veronique Forat, sócia-diretora de criação, foi redatora e diretora de criação associada da Young & Rubicam durante 11 anos, em São Paulo e Madrí, Espanha, e diretora de criação e gerente geral da Ogilvy One, agência de marketing direto do grupo Ogilvy & Mather.
Wilma Pompeu, sócia-diretora de atendimento, trabalhou na área de atendimento de diversas agências de propaganda, entre elas a Young & Rubicam, e em empresas como a Johnson & Johnson e o Grupo Pão de Açúcar, onde foi responsável pela implantação do departamento de marketing e por todas as ações de comunicação da área de varejo.
A Bottom Line oferece serviços de planejamento, criação e implantação de campanhas de marketing direto e marketing de relacionamento, além de assessoria na seleção e contratação de produtos e serviços relacionados à área, tais como telemarketing ou listas, para clientes como o Grupo Pão de Açúcar, o Banco do Brasil, a Dell Computadores, a Ambev e a Sun Microsystems, entre outros.
Presidente da CTI – Corporate Transitions International, companhia dedicada a projetos de gerenciamento de mudanças e transformação organizacional.
Graduado em Psicologia, é Ph.D. em Administração de Empresas. Trabalha como consultor desde 1969, sendo o criador do processo de Arquitetura Organizacional, um processo inovador de transformação organizacional. Trabalhou como consultor para a Shell Oil, Bank of America, Petroleos de Venezuela e Coca-Cola, entre outras companhias. Seu trabalho internacional permitiu um contato com uma grande variedade de países e culturas, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Holanda, Itália, México, Venezuela e Estados Unidos. Foi vice-presidente da YPO – Young Presidents’ Organization, organização da qual foi membro desde os 28 anos. Suas publicações incluem “Usando os estágios do ego de Loevinger’s como base para um modelo de intervenção organizacional”. É autor do livro “TSUNAMI – Construindo organizações capazes de prosperar em maremotos”.
Fundador e Presidente da Articultura Comunicação.
Reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas em patrocínio empresarial da América Latina. Planejou e implementou diretrizes, programas e ações para empresas como Accor, Citibank, Credicard, D.Paschoal, Estadão, Faber-Castell, Forum, Golden Cross, Itaú Seguros, Natura, Paviflex, Philips, Ripasa, Santander, Siciliano, Sul América, Visanet. Orientou o marketing, a comunicação e o patrocínio da Mostra do Redescobrimento Brasil +500, o maior evento cultural já realizado no país. Planejou e implementou a reformulação da política de patrocínios cultural, social, ambiental e esportivo da Petrobras, a maior patrocinadora brasileira. Foi membro fundador e vice-presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional. Ministrou programas de desenvolvimento profissional sobre patrocínio empresarial para mais de 40 instituições, no Brasil e no exterior, como FGV, USP, ESPM, PUC, ADVB, Sebrae, CCBB, CEF, M&M, UNESCO, as Redes Colômbia, Brasil e Latino-Americana de Promotores Culturais e diversas secretarias de cultura do país.